Buscar
  • CONRE4

ESTATÍSTICA NO COMBATE À CRIMINALIDADE


O Presidente do Conselho Regional de Estatística da 4ª Região, Estatístico Gabriel Afonso Marchesi Lopes, se reuniu com o Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior, para discutir a segurança do RS, durante o encontro do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul.


Na ocasião, o Vice-Governador apresentou o RS Seguro, projeto desenvolvido que tem sido implementado desde o início de 2019, o qual tem como objetivo oferecer um Estado mais seguro e civilizado para investir, que possuí entre suas premissas o fortalecimento da Inteligência através do uso de modelos estatísticos no combate à criminalidade.


A ideia é que as ações de Segurança no RS sejam baseadas em evidências, para isso a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul conta com Estatísticos em sua equipe trabalhando com a análise dos dados coletados e modelagem. Um dos projetos em andamento visa o desenvolvimento de softwares que possam ser disponibilizados aos cidadãos, via app, e que informem a criminalidade em uma dada região, por exemplo o número de furtos de veículos ocorridos em uma rua.


De acordo com Ranolfo, serão apresentados, nos próximos dias, dados da criminalidade no Rio Grande do Sul dos últimos dez anos: “Foi feita uma radiografia desse período, e ela apontou que 18 municípios somados representam 72% das mortes violentas. Além disso, essas cidades somadas representam 83% dos roubos em todo o estado gaúcho e também representam 89,3% dos roubos de veículos”, chamou a atenção. De acordo com o vice-governador, serão necessários aproximação e diálogo com esses municípios, para que se consiga combater de forma mais efetiva o aumento desses números.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo