top of page
Buscar
  • Foto do escritorCONRE4

CONRE4 PRESENTE NA 42a EXPOINTER


O Presidente do Conselho Regional de Estatística da 4a Região ( PR - SC - RS), Estatístico Gabriel Afonso Marchesi Lopes, fez parte da Tribuna de Honra, ao lado do Governador Eduardo Leite, da Ministra da Agricultura Tereza Cristina e de outras lideranças federais, estaduais e regionais, na abertura oficial da 42a EXPOINTER e Desfile dos Grandes Campeões. O evento é a maior feira de exposição de animais da América Latina.


No total, o cerimonial durou quase três horas, incluindo apresentações musicais, uma exibição do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda – Regimento Osório, desfile dos grandes campões com os respectivos cabanheiros e criadores e discursos do governador Leite, da ministra Tereza Cristina, do secretário Covatti Filho, do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e dos presidentes das entidades parcerias: da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira; da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia; da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Périus; do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS (Simers), Claudio Bier; e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva.


Depois de muito tempo com o CONRE4 agindo como uma ilha, isolado de tudo e todos, a atual gestão busca a reaproximação com os Estatísticos e com todos os órgãos da administração e autarquias parceiras. No caso específico, a participação trouxe contato com os outros Conselhos Profissionais que participaram do evento, contato com parlamentares em um momento crítico, onde se está discutindo a PEC 108 que põe em risco a própria existência dos Conselhos Profissionais. Além disso, após o evento, houve a reunião de vários Conselhos Profissionais no espaço na Expointer do Conselho de Engenharia, onde se discutiu vários temas importantes, que serão detalhados na próxima postagem. É muito importante o Conselho ter contato com outros órgãos e autarquias federais, estaduais e municipais, pois uma eficiente atuação demanda uma relação harmônica com as várias entidades públicas e privadas. Vale destacar que, no caso do CONRE4, não houve nenhum tipo de custo para o Conselho. Além disso, a agricultura no Rio Grande do Sul é conhecida por empregar estatísticos, sobretudo a Souza Cruz, e está intimamente ligada ao desenvolvimento das Ciências Estatísticas, sobretudo na área de Planejamento de Experimentos, com o grande expoente Sir Ronald Fisher, logo a maior visibilidade dos Estatísticos junto as produtores potencializa a geração de empregos na área. Embora a Estatística seja enormemente útil para a agropecuária, muitos não empregam, pois não sabem que existe. É preciso ser visto para ser lembrado.

10 visualizações0 comentário
bottom of page