top of page
Buscar
  • Foto do escritorCONRE4

ENCONTRO DO SISTEMA CONFE/CONREs


No último fim de semana, foi realizado o Encontro Anual de Presidentes e Vice-Presidentes dos CONREs na sede do Conselho Federal de Estatística, no Rio de Janeiro. O Conselho Regional de Estatística da 4ª Região – RS e SC – foi representado por seu Presidente, o Estatístico Gabriel Afonso Marchesi Lopes.


O evento teve como objetivos propiciar a maior integração do sistema CONFE/CONREs, conhecendo os projetos em andamento nas regionais, bem como a apresentação dos planos futuros, além do debate dos principais problemas enfrentados pelos órgãos de fiscalização das profissões de Estatístico e Técnico em Estatística.


No primeiro dia, foi discutida a proposta de incorporação de novas classes de profissionais ao sistema, o problema da inadimplência e da cobrança, as pesquisas eleitorais, e apresentada a proposta de nova configuração geográfica para os CONREs. Além disso, o CONRE5 fez a exposição “Os conexos aos campos da Estatística: inovação e legalidade”, e o CONRE4 fez a apresentação: “Restruturação do CONRE4 – Problemas, Desafios, Conquistas e Planos Futuros”.


No segundo dia, foi discutido o sistema de fiscalização, a relação entre os Conselhos Profissionais e o Tribunal de Contas da União, a formação do Estatístico e suas perspectivas futuras, e as formas de protesto e inscrição em dívida ativa da União para os inadimplentes. Ainda, o CONRE3 apresentou suas principais atividades ao longo de 2019.


O resultado final do encontro foi muito positivo, com o encaminhamento de vários estudos sobre os temas debatidos. Assim que tais estudos forem concluídos, serão apresentados à comunidade Estatística.

16 visualizações0 comentário
bottom of page