top of page
Buscar
  • Foto do escritorCONRE4

IX SEMINÁRIO DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL


O CONRE4 esteve presente no IX Seminário de Fiscalização Profissional, que ocorreu em paralelo ao IV Encontro de Conselhos Profissionais e Ordens e ao IV Encontro Nacional de Agentes Fiscais. O tema central do seminário foi: 'Orientação e Fiscalização. Do Estagiário ao Profissional, outro olhar para a formação e o trabalho.

Estiveram presentes: o secretário-geral do Ministério Público Estadual, Júlio César de Melo; o coordenador da Câmara de Defesa da Sociedade e assessor técnico veterinário do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Pedro Martins; o coordenador do grupo de agentes fiscais e assessor de relações institucionais do Conselho Regional de Farmácia, Everton Borges; presidentes e vice-presidentes dos conselhos federais e regionais e ordens das profissões regulamentadas.

Na parte da manhã, foi realizada a palestra “O Ministério Público do Trabalho na fiscalização dos Estágios e os Termos de Cooperação Técnica com os Conselhos de Fiscalização Profissional”, tendo como palestrantes o Dr. Gilson Luiz Laydner de Azevedo (Vice-Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região) e a Enfermeira Michely Filete (Chefe da Divisão de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem). A mesa foi coordenada pelo Médico Veterinário José Pedro Soares Martins (Coordenador da Câmara de Defesa da Sociedade do Fórum/RS).

Já na parte da tarde, o tema foi “As ações dos Conselhos Regionais na Fiscalização dos Estágios”, tendo como palestrantes o Prof. Fabrício Sobrosa Affeldt, o Administrador Nilson Varella Rubenich, a Farmacêutica Grace Fernanda Braum Soares, o Profissional de Educação Física Samuel Moreira de Almeida, a Biomédica Flávia Brust e o Médico Marcos André dos Santos.

O presidente da OAB/RS e do Fórum dos Conselhos, Ricardo Breier, realizou a abertura do IX Seminário de Fiscalização Profissional. Segundo Breier, os conselhos têm grande representatividade para cada profissão e para a cidadania, e, a partir do trabalho que tem sido desempenhado, é possível trazer resultados no que diz respeito ao desenvolvimento profissional e social: “Os conselhos juntos representam a sociedade, e, nessa seara, atuamos para, cada vez mais, buscar a ética e, acima de tudo, a fiscalização das profissões”, disse. “Esse evento é de suma importância, pois é de conhecimento de todos a falta de qualificação dos cursos ofertados em todas as áreas, e isso tem um impacto na população. Seguiremos atuando, de forma conjunta, para nos articularmos e melhor envidarmos recursos para a consecução das atividades de cada profissão”, destacou.

22 visualizações0 comentário
bottom of page